Na noite de ontem (24), a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SMS) publicou o extrato do cancelamento da Ata de Registro de Preço (ARP) nº 01/2024 em desfavor da empresa Nivaldo Alves dos Santos Filho, no Diário Oficial do Município. A decisão veio após uma semana de investigações, incluindo duas notas publicadas pela gestão, um ofício enviado ao Ministério Público e uma visita realizada por vereadores de oposição à sede da empresa, que não foi encontrada. A secretária de Saúde, Morgana Dantas, optou pelo encerramento do contrato suspeito.
A medida foi tomada após uma série de indícios levantarem suspeitas em relação à idoneidade da empresa contratada. Certamente após as investigações realizadas pela SMS, ficou constatado que o contrato firmado com a empresa Nivaldo Alves dos Santos Filho levantava questionamentos sobre sua legalidade e transparência. Dessa forma, servindo de trampolim para críticas ferrenhas a gestão do prefeito Allyson Bezerra.
A decisão da secretária de Saúde de cancelar o contrato demonstra o desespero da gestão para garantir a transparência e a lisura nas contratações públicas, tentando prezar pela correta aplicação dos recursos destinados à saúde. A SMS reforçou o compromisso de continuar atuando de forma diligente para assegurar que apenas empresas idôneas e em conformidade com a lei sejam contratadas para prestar serviços à população, visando sempre a qualidade e a eficiência na prestação de assistência à saúde no município.
Após todos os alvoroços necessários, o contrato se encerra, mas a gestão municipal ainda não conseguiu esclarecer a população o motivo que levou a equipe da SMS a formalizar um contrato milionário com uma empresa que sequer tem uma sede fixa em funcionamento. Muito dinheiro público estava trilhando um caminho muito suspeito. A gestão deve esclarecimentos público.