No estado do Rio Grande do Norte, o programa Farmácia Popular oferece absorventes em 548 unidades credenciadas, com 28 farmácias em Mossoró participando da distribuição. Essa iniciativa é parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, direcionada a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo aquelas abaixo da linha da pobreza, matriculadas em escolas públicas, em situação de rua, em vulnerabilidade extrema e até mesmo na população recolhida em unidades do sistema prisional.
Para acessar o benefício, as pessoas que se qualificam precisam apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’, disponível para download. A distribuição abrange cerca de 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todo o país, com uma estimativa de alcançar cerca de 566 mil pessoas no RN.
As pessoas elegíveis para receber os absorventes incluem brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estudantes de instituições públicas de ensino também são elegíveis, desde que estejam no CadÚnico e a renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
A autorização para retirada dos absorventes é válida por 180 dias e pode ser obtida via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’. Em caso de dificuldade de acesso ao aplicativo, as pessoas podem buscar ajuda em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em locais de assistência social, como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Consultório na Rua. Para as pessoas recolhidas em unidades do sistema penal, a entrega será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.