A consulta acadêmica para a nova gestão da Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ocorrerá no dia 4 de abril, com inscrição de chapas iniciando dia 8 a e encerrando dia 11, campanha de 16 deste mês a 3 de abril, é resultado divulgado no dia 10 de abril. Com isso, os candidatos à Reitor da instituição, os professores Rodrigo Codes e Jean Berg, e a professora Ludimilla Oliveira, atual Reitora da universidade, tornaram públicos os vices que vão compor suas chapas.
A atual Reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira, que ficou em 3º lugar na consulta acadêmica ocorrida em 2020, informou através de suas redes sociais, em 27 de fevereiro, que a vice em sua chapa será a professora de Arquitetura e Urbanismo do campus de Pau dos Ferros, Professora Monique Lessa. Na consulta de 2020, a atual gestora obteve 18,33% dos votos válidos e, mesmo não sendo a mais votada pela comunidade acadêmica, foi nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devido ao alinhamento ideológico de ambos.
Já o Professor Rodrigo Codes, candidato que obteve 37,55% dos votos válidos em 2020 e ficou em 1º lugar na consulta, anunciou também através de suas redes sociais que o vice de sua chapa será o Professor Nildo Dias. Codes terá o desafio de ficar mais uma vez em primeiro na consulta, e logrando êxito, será nomeado, considerando que o atual Presidente Lula (PT), historicamente, respeita as listas tríplices enviadas pelas universidades e institutos federais e nomeia o mais votado nas consultas, independentemente de posição ideológica, mesmo que o projeto de lei que acaba com a lista tríplice não fosse um PL já aprovado na Câmara Federal.
O Professor Jean Berg anunciou que o vice em sua chapa é o Professor Quirino Silva Júnior, atual diretor do Centro de Engenharias, localizado no campus Mossoró. Na consulta de 2020, Jean Berg ficou em 2ª colocação e obteve 24,84% dos votos válidos. O desafio de Jean Berg será buscar o 1º lugar na consulta deste ano em um contexto no qual irá disputar contra o candidato mais votado em 2020 e a atual reitora da instituição.
Na consulta acadêmica de 2020, 5.749 eleitores participaram do processo, com 5600 votos válidos, 87 brancos e 22 votos nulos. Em termos de participação por categoria, votaram na consulta 668 professores, correspondendo a 94,57%, 487 técnicos, correspondendo a 90,52%, e 4.594 estudantes, correspondendo a uma participação de 39,94%.