Na manhã desta sexta-feira (01), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tornou público o resultado das análises do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023. No primeiro ano do Governo Lula 3, o PIB cresceu 2,9%, contrariando as expectativas do mercado, que previa um crescimento de apenas 0,9%, um número três vezes menor do que o registrado.
Em coletiva nesta sexta-feira (01), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “um crescimento de 2,9% é bastante positivo para o Brasil. Isso transmite confiança na economia brasileira para o mercado nacional e internacional, para os cidadãos, consumidores e empresários”, demonstrando que o Brasil está experimentando um novo momento na economia e que a população já está percebendo mudanças significativas no dia a dia.
O Presidente Lula, em comentário em uma rede social, afirmou que o crescimento do PIB brasileiro é resultado de esforços contínuos para melhorar a vida dos cidadãos: “O PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2023, segundo o IBGE. Vocês lembram que a previsão de alguns era de 0,9%? Crescemos muito mais do que o previsto e continuaremos trabalhando para crescer com qualidade e para melhorar a vida de todos”.
Ainda na coletiva, o Ministro Haddad mencionou que a previsão de crescimento do PIB, que representa a soma de toda a produção nacional, ou seja, a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil, é de 2,2% em 2024.