No final da tarde de segunda-feira (18), os professores Rodrigo Codes e Nildo Dias anunciaram publicamente suas candidaturas para reitor e vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Em suas declarações, o professor Nildo destacou a importância de respeitar a autonomia universitária e a necessidade de uma “reparação histórica” por parte da comunidade da universidade. Ele se refere a então nomeação da atual reitora, professora Ludimilla, que, apesar de ter ficado em último lugar no último processo eleitoral, foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro, em desacordo com a lista tríplice e a escolha da comunidade acadêmica.
Além disso, Nildo também ressaltou que as candidaturas de Codes e Dias, pela chapa “97 – UFERSA em primeiro lugar: reconstruir e inovar”, não se baseiam apenas nesse fato, mas também em um projeto mais “robusto e inovador” em diversos aspectos. O projeto aborda temas como respeito e valorização da pessoa, inclusão, inovação, teletrabalho, arte, cultura, internacionalização, transparência e cuidado com os profissionais da instituição.
A atual reitora, professora Ludimilla, está encabeçando o projeto de reeleição junto com Monique para vice. E por último, a chapa do professor Jean Berg e para vice Quirino. As eleições ocorrerão dia 04/04.
A disputa pela reitoria da UFERSA promete ser acirrada, com a chapa de oposição liderada pelos professores Rodrigo Codes e Nildo Dias apresentando uma proposta que visa trazer mudanças significativas e promover um ambiente acadêmico mais inclusivo e inovador. A comunidade universitária aguarda com expectativa o desenrolar desse processo eleitoral.
Você pode conferir os registros da atividade clicando aqui.