A corrida pela reitoria da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) está se intensificando na reta final, com os candidatos Ludimilla de Oliveira, Jean Berg e Rodrigo Codes competindo pela preferência da comunidade acadêmica. Segundo uma sondagem da CENPOP, Ludimilla lidera com 38,87% dos votos, seguida por Codes com 34,83% e Jean com 26,03%.
Nos últimos dias, e reta final, a campanha de Codes tem ganhado bastante crescimento entre os estudantes, principalmente nas redes sociais, onde seu engajamento tem sido notável, refletindo-se em uma presença marcante de apoiadores nos arredores da Ufersa. Um crescimento visualmente perceptível para quem passou pela universidade nesses dias.
Análises recentes do Blog do Barreto indicam que o professor Codes é líder em engajamento nas redes sociais, com números expressivos em vídeos de campanha, entrevistas e debates. Seu histórico de vitória anterior e sua proposta de reparação histórica têm contribuído para fortalecer sua presença e reconhecimento na comunidade acadêmica.
A chapa de Codes também possui coautoria em 5 das 8 patentes da universidade, evidenciando sua competência e aptidão para o cargo de reitor. O candidato também afirma que nenhum direito de servidor ou estudantes será retirado. A disputa agora parece centralizar-se entre Codes e Ludimilla, com Codes liderando em engajamento e a recordação da eleição passada, possibilitando uma movimentação de voto útil em torno de seu projeto.
Apesar das publicações em alguns veículos de comunicação, que citam mudanças eleitorais de última hora, a eleição segue normalmente. A comissão eleitoral certificou a lisura do processo e em nota divulgou que os assuntos tratados pelos blogs não passam de informações tendenciosas e que nenhuma alteração foi realizada. A comunidade da Ufersa terá a decisão final, nessa quinta-feira (5), e resta aguardar para ver quem será o escolhido.