Na madrugada dessa quarta-feira (8), pacientes renais crônicos e transplantados foram mais uma vez prejudicados devido à falta de fornecimento adequado de transporte pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Em violação da Lei Municipal do programa TPRCTM – Transporte para Pacientes Renais Crônicos e Transplantados de Mossoró, Lei 201/2018, de autoria da ex-vereadora Aline Couto (PL) que obriga o município a fornecer gratuitamente transporte de qualidade para esses pacientes, nessa manhã eles foram deixados em uma situação de desamparo.
O transporte destinado aos pacientes e seus acompanhantes com destino a Fortaleza quebrou na cidade de Paracuru-CE, resultando em horas de espera e impossibilitando a realização dos tratamentos médicos agendados. Esta não é a primeira vez que tais incidentes ocorrem, pois os pacientes relatam que enfrentam problemas semelhantes regularmente.
Além disso, os pacientes destacam ainda que o veículo fornecido pela prefeitura muitas vezes é obrigado a fazer desvios na rota para Fortaleza devido a problemas de documentação veicular não regularizada, aumentando ainda mais o sofrimento e a incerteza desses pacientes vulneráveis.
Apesar das tentativas anteriores de abordar essa questão com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, os pacientes afirmam que nenhuma medida eficaz foi tomada para resolver esses problemas recorrentes. Diante desse descaso persistente, os pacientes estão agora determinados a buscar assistência do Ministério Público, visando denunciar o flagrante descumprimento da lei municipal por parte da prefeitura.