O primeiro fim de semana do mês deu largada às eleições municipais e ficou marcado pelas definições políticas locais: as realizações das convenções partidárias que são responsáveis por homologar as candidaturas para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesse víeis, quem tem acompanhado as discussões políticas para a sucessão municipal sabe bem da importância dessas definições.
No último sábado (3), duas convenções ocorreram praticamente de forma simultânea, uma da situação e outra da principal coligação e frente ampla de oposição. Milhares de pessoas estiveram presentes nos atos políticos, mas um deles chamou a atenção e deixou muita gente de “orelhas de pé”.
A convenção do candidato Lawrence Amorim (PSDB) para prefeito e Carmem Júlia (MDB) vice surpreendeu a muitos, principalmente, pela grande e massiva quantidade de pessoas que compareceram ao encontro. Os espaços internos (corredores, salões, saguões e área de lazer) ficaram intransitáveis de tanta gente. A parte externa de estacionamento também recebeu público. O Vitória Palace foi tomado.
A convenção do atual prefeito, Allyson Bezerra (UB) contou com a forte presença de apoiadores, cargos de comissão, seus familiares e muitas outras pessoas ligadas a atual gestão pública. O que de fato, já era esperado, mas a articulação política não foi capaz de “lotar” o espaço escolhido.