O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a nomeação dos professores doutores Rodrigo Codes e Nildo Dias para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 8 de agosto, quatro meses após a eleição realizada pela comunidade acadêmica. Os novos dirigentes terão mandatos de quatro anos, de 2024 a 2028, e a cerimônia de posse está marcada para o dia 31 de agosto.
Rodrigo Codes assumirá o posto ocupado pela reitora Ludimilla Oliveira, que foi nomeada em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de ter sido a terceira colocada na consulta acadêmica da época. A nomeação de Ludimilla foi acompanhada por uma série de controvérsias, incluindo uma crise política e administrativa na UFERSA, devido à insatisfação da comunidade acadêmica, especialmente da esquerda universitária. Durante seu mandato, Ludimilla enfrentou processos judiciais e chegou a perder temporariamente seu título de doutorado, posteriormente recuperado na Justiça Federal.
Na consulta acadêmica realizada em 4 de abril deste ano, Ludimilla Oliveira foi novamente rejeitada pela maioria dos segmentos da UFERSA, ficando em segundo lugar com 33,11% dos votos. Rodrigo Codes, que também havia sido o mais votado na consulta de 2020, foi o preferido novamente, obtendo 37,14% dos votos de professores, técnicos e estudantes. O terceiro candidato, Jean Berg, conquistou 28,846% dos votos.
Com a nomeação de Rodrigo Codes e Nildo Dias, a UFERSA passa a ter uma nova gestão, após um período marcado por tensões e desafios internos.