O FACIM 2024 acontece entre os dias 25, 26 e 27 de outubro (sexta, sábado e domingo), na Rua Alfredo Fernandes, Centro (localizada entre os fundos do Teatro Municipal Dix-huit Rosado com a lateral do Memorial da Resistência), das 17:30h às 22h, nos dois primeiros dias, e das 16:30h às 21h, no domingo.
No entanto, desde o início da semana já há programação. Na segunda (21), o Festival juntamente com o Cineclube Cafundó realizam uma sessão de cinema com exibição do filme “Fendas” (2019), do diretor Carlos Segundo. Posteriormente, haverá um bate-papo sobre a obra. A entrada é gratuita, sem a necessidade de reserva de vaga, e a classificação é de 12 anos.
A partir do dia seguinte, na terça (22), acontece a oficina de Produção Executiva, com Kalyne Almeida, produtora, roteirista, diretora e professora paraibana; na quarta-feira (23), Marina D’Lourdes, mossoroense do mundo, compartilha todo o seu conhecimento no campo do áudio, com a oficina de Som Direto; e, por fim, na quinta (24), vindo diretamente de Cuité/PB, o diretor premiado Ismael Moura traz ao FACIM a oficina Direção para Cinema.
Todas as oficinas, assim como o Cineclube, vão acontecer no Auditório do SEBRAE (Centro, Mossoró), das 18h às 22h. O acesso às oficinas é gratuito, sob reserva de vaga com antecedência, que deve ser feita através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewL_I8nChiczHa07e4LYEYTa5lWTICHWyTToGJrTgpTqavkQ/viewform.
Na sexta-feira (25), inicia-se as noites de mostras do Festival. Desde setembro, produtores, produtoras e cineastas do Brasil inteiro inscreveram seus filmes para participarem da edição 2024 do FACIM, quando os selecionados concorrem à premiação final. Ao todo, o festival de cinema mossoroense recebeu mais de 500 inscrições vindas de todos os cantos deste país.
Além da exibição das obras selecionadas, a programação ainda conta com um bate-papo com o diretor dos filmes Sideral (2021) e Big Bang (2022), Carlos Segundo, e duas apresentações culturais, uma para iniciar a noite, com o artista Antônio Sobrinho, e outra para encerrar, com um musical encenado pelos atores Raull Davyson e Diogo Rocha.
No sábado (26), acontece a segunda sessão dos filmes selecionados, seguida do bate-papo “O Impacto dos Festivais de Cinema na Transformação da Identidade de um Lugar”, com Kalyne Almeida (já citada anteriormente), Plínio Sá, idealizador do FACIM, e Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó. Além disso, a programação conta ainda com mais duas apresentações culturais: o grupo de dança Reveal, no início, e o show da cantora Bia Gurgel, para encerrar a noite.
Por fim, o domingo (27) começa com uma roda de capoeira, sob o comando do mestre Thalisson Rodrigues. Logo depois, será exibida a última sessão dos filmes selecionados no FACIM 2024 para, posteriormente, acontecer a tão esperada premiação, que, nesta edição, volta às origens da primeira, onde os troféus são obras de arte feitas por artistas plásticos e visuais da cidade. Para encerrar a noite, a DJ Hunter assumirá o comando do espaço.
Neste ano, o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró conta ainda com uma novidade: o FACIM de Expor, uma exposição sobre o Festival e parte do
cinema mossoroense.
A exposição já começou e segue até a próxima sexta-feira (25). Ela está montada no Salão Joseph Boulier (2º andar do Memorial da Resistência), e fica aberta das 15h às 18h. Com exceção da sexta-feira, que irá se encerrar às 20:30h.
O FACIM é totalmente gratuito! Neste ano, a ideia foi retornar à rua, tornando o acesso ainda mais democrático, sem distinção de traje, idade, classe social, gênero, cor, ideologia, abarcando todos os públicos.
O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró 2024 conta com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Para mais informações, basta acessar o perfil do FACIM no instagram:
https://www.instagram.com/facimossoro/.