A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) anuncia a realização de sua 1ª Feira de Internacionalização do Ensino Superior, um evento inovador que busca promover o intercâmbio de conhecimento e cultura entre nações, além de fortalecer as redes de cooperação internacional. O evento ocorrerá no formato híbrido: ou seja, algumas atividades serão presenciais no campus da Uern em Mossoró e outras no formato virtual, pelo canal no YouTube da Uern para serem assistidas em qualquer lugar.
A iniciativa surge em resposta à crescente demanda por internacionalização no âmbito acadêmico, integrando a UERN aos cenários globais de ensino, pesquisa e inovação. O evento ocorre nesta semana de 23 a 25 de outubro de 2024, em Mossoró.
O evento contará com a participação de instituições de ensino superior nacionais e internacionais, com destaque para os professores da própria UERN e de outras instituições, como o Prof. Dr. Marcelo Henrique Carneiro Camilo (IFRN – Natal), Dra. Kátia Peres Gramacho (UFERSA – Mossoró), Me. Geraldo Máximo da Silva (IFRN – Mossoró), Dra. Maria Elias Soares (UFC – Fortaleza) e participantes internacionais como o Prof. Dr. Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra). Além disso, estarão presentes representantes de instituições como Fulbright, Education USA, Erasmus+, Chevening, British Council, DAAD, o consulado da Argentina e o Centro de Educação Coreana.
A Feira de Internacionalização visa facilitar o diálogo entre a UERN e instituições globais, ampliando as oportunidades de mobilidade acadêmica, cooperação científica e cultural. Entre as áreas de foco, destacam-se Letras, Linguística, Enfermagem, Educação, Sociologia, e Ciências Biológicas, refletindo a diversidade e a interdisciplinaridade dos temas abordados.
Com uma expectativa de mais de 850 inscritos, o evento prevê uma forte participação da comunidade acadêmica em discussões sobre inovação, cooperação e oportunidades internacionais. Estudantes e professores poderão identificar possibilidades de intercâmbio e bolsas, com representantes de diversas instituições apresentando programas de mobilidade acadêmica.
A UERN já possui 37 acordos de cooperação firmados e está em processo de estabelecer seis novos convênios, reafirmando seu compromisso com a internacionalização. A Feira é uma oportunidade única para a universidade superar os desafios relacionados à criação de redes internacionais e ampliar seu alcance global.