Nesta quarta-feira, (13), acontece em Apodi/RN, a inauguração oficial da Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar Brasil-China. Esse momento marca o início da segunda fase da parceria Brasil-China. A solenidade contará com a presença de pesquisadores chineses – da Universidade Agrícola da China (CAU, sigla em inglês para China Agricultural University) – pesquisadores brasileiros, Governo do Estado, representantes das instituições parceiras, movimentos sociais e agricultores.
A Residência Tecnológica é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e movimentos sociais.
A agenda oficial teve início nesta terça-feira, (12), em Natal, com uma audiência entre a governadora Fátima Bezerra, representantes da Universidade Chinesa e representantes das entidades parceiras. Em Apodi, a agenda inicia nesta quarta-feira(13), às 8h, no IFRN de Apodi, com as boas-vindas; em seguida acontecerá a visita à testagem das máquinas, no IFRN. A cerimônia de inauguração da Residência Tecnológica está marcada para às 10h, na Direc de Apodi.
A proposta da parceria consiste em um ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que busque oferecer avanços e soluções relacionadas à agricultura familiar na região.