Na última quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o projeto de Lei 532/2024 que reconhece como Patrimônio Arquitetônico, Cultural e Histórico do estado. O equipamento público fica localizado no coração do “Corredor Cultural”, área central da cidade.
O projeto de lei surgiu através da proposição da Deputada Isolda Dantas (PT), que foi aprovada e já sancionada pela Governadora Fátima Bezerra (PT). O Memorial da Resistência foi inaugurado no ano de 2008 e, desde então, é de grande importância para cultura e o povo de Mossoró.
O equipamento é um museu ao céu aberto conhecido nacionalmente por destacar o tema do Cangaço e a resistência do povo de Mossoró ao bando de Virgulino Ferreira da Silva – vulgo o Lampião – que tentou invadir a cidade no ano de 1927. O Memorial abriga inúmeras obras de artes produzidas por vários artistas, as quais são expostas à visitação pública em suas dependências.
As dependências do patrimônio cultural é subdividido em quatro módulos distintos: (1) a história do cangaço, (2) a biografia dos heróis da resistência municipal, (3) a cidade (registro arquitetônicos do presente e do passado) e, por ultimo, a seção denominada “Portal” que é composta por um salão destinado à realização de exposições, projeções de filmes, eventos e cafés literários.